<$BlogRSDUrl$>
KIBOMBA
Relaxe enquanto toma o seu chá.























































































































































































































































































































Conan!!!

Sobre o Crucifixo!

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Estamos a chegar ao natal e é comum eu nos meus blogs postar algo relacionado com esta quadra. Este ano não é excepção, só que acontece que o post que eu decidi ser o comemorativo (portanto este mesmo que estão a ler), não é muito relacionado, por isso, rapaziada da Póvoa velha, toca a fazer uma ginastica de raciocinio para fazermos a ponte entre o titulo do post e o Natal. Ora aconteçe que ontem ocorreu na Póvoa a 1ª Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia, na qual eu participei, pois sou o 5º elemento, a CDU tem 4 eleitos e um deles (o Catrapaziozinho) encontrava-se ausente, logo eu tive que o substituir (neste momento^, começei a enquadrar o assunto do Natal). Falou-se de muitas coisas, entre as quais a iluminação de Natal que este ano a Póvoa tem (cá está a referência ao Natal). Posto isto, esta manhã contei à minha mãe o que lá se tinha passado (neste momento, já estou a fazer a ponte para o crucifixo). Falámos do Bloco de Esquerda e eu digo qualquer coisa como "não sei quê Francisco Louçã, assunto do crucifixo nas escolas". É nisto que a minha Mãe desata-se a rir a bandeiras despregadas e conta-me uma história. Passou-se quando ela era pequena, em Samora. A Octávia, companheira da minha Avó Celeste na monda do arrôz, fazia também umas horinhas na limpeza da escola primária dos Arados e aconteceu que num determinado dia não pôde ir limpara a escola, pedindo à minha Avó. Esta lá foi, com a minha Mãe para ajudar, levando uns trapos velhos, entre os quais umas cuecas antigas da minha Avó. Naquele tempo, para além do crucifixo, havia também afixada a tromba do Presidente do Concelho, a.k.a. Oliveira Salazar e a fronha do Cabeça de Vaca, a.k.a. Almirante Américo Tomás. Nisto, a minha Avó limpou a escola e ao chegar ao ponto de limpar os três da vida airada (confrontar imagem), lá vai disto, cospe para as cuecas velhas e vai a eito......Salazar, Tomás,....só se safou mesmo o rapazinho que mora no Pragal, pois a minha Avó era católica e há que respeitar a Fé. O que eu me rí hoje de manhã com a história das cuecas, do crucifixo e afins. Aliás, esta atitude foi uma das grandes acções da resistência anti-fascista e até acho que se não fossem as cuecas velhas da avó Celeste, não tinha havido 25 de Abril.
Despeço-me, desejando a todos Bom Natal e dedicando a todos um Jingle Comercial intitulado " O Picarocha está aberto no dia 24 e no dia 25 de Dezembro" (ao ler os versos seguintes, entoar a musica "O Carocha do Amor").

" Quem quiser Jogar,
Ponha o dedo no ar.
Quem quiser saír pra se divertir,
é no Picarocha.
Quem estiver com dores,
vá ver é dos motores.
Que as coisas são para cuidar,
para organizar,
pois toda a Puta gosta.

Salão de Jogos O Picarochas
Aberto na Véspera e no dia de Natal"
20:58 :: ::
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Home

João :: link