<$BlogRSDUrl$>
KIBOMBA
Relaxe enquanto toma o seu chá.























































































































































































































































































































Conan!!!

Dissidências no Mundo do Metal

terça-feira, julho 04, 2006
Hoje de manhã fui fazer uma pesquisa sobre os Soulfly e os Sepultura, e qual foi o meu espanto quando descobri que Iggor Cavalera, irmão de Max Cavalera e co-fundador dos Sepultura, saíu desta ultima no mês passado, ao fim de 23 anos. Relembro também que o Max saíu em 1996, para criar os Soulfly. Com isto, acho justo referir a história de outra banda e a refundação (os nomes das pessoas passam a código a partir de agora).

Fevereiro de 1999. Um grupo de 5 jovens parte para Londres. Akira Songoham (Guitarrista), Celestino Mimadinho (Vocalista/Guitarrista), Vasco Risonho (Baterista), João Zeca (Baixista) e Jaquuinzinho (Guitarrista), fundam os KRANE, poderosa banda do Metal da Póvoa e Códivel. Cedo começam a actuar nas festas de aniversário dos amigos, até que em Julho Akira abandona a banda, em desacordo com Celestino Mimadinho, que sempre teve um feitio dificil. Nesse Verão, a banda toca em bastantes locais e em Outubro é lancado o primeiro album. Com uma vida recheada de sucessos, os anos seguintes também são marcados por alguns conflitos, nomeadamente entre uma facção mais Povoista-Velhista da banda (Jaquinzinho e João Zeca), e outra mais Odivelense e de Fusão com o POP-Rock (Celestino Mimadinho). A banda, embora com uma importância crescente no mundo do Metal, em alguns nichos de fans (os Povoistas), vai perdendo para as bandas encabeçadas por Akira Songoham. Para o fim, já havia mais uma convergência de objectivos entre Jaquinzinho e João Zeca, com vista a uma reestruturação e a um regresso às origens, do que seguir o trilho das POP-Partys que Celestino Mimadinho queria impôr. Tanto é, que na Páscoa de 2002 a banda sofre litigios, na digressão em Barcelona. De notar que Jaquinzinho já não participou nesta. Depois deste litigio, Celestino Mimadinho informa que irá fazer um retiro de dois anos em Moçambique, altura optima para todos decidirem do futuro da banda, mas pediu para que João Zeca o substitui-se na Voz e que á banda convidasse alguém para as actuações ao vivo. Foi um Verão marcado pela busca de outros projectos por parte de Jaquinzinho e João Zeca e por uma aproximação destes a Akira Songoham, que também procurava novas musicalidades e um regresso ao Povoismo-Velhismo puro. Quando em Outubro Celestino Mimadinho parte, já ninguém acreditava na continuação da banda. O último concerto oficial da banda foi em Junho de 2003, na célebre mijada na árvore do Cais-do-Sodré, em que a banda cooptou João Malucalha para ajudar ao espectáculo. Nisto, continuavam a existir contactos com Akira Songoham, mais da parte de João Zeca. Quando Celestino mimadinho volta, no Verão de 2004, vem completamente impossivel de aturar, sem qualquer mudança para melhor, ainda mais POP-Artist. Por fim, João Zeca e Jaquinzinho abandonam a banda no fim de 2004, continuando os seus projectos. Celestino Mimadinho continua os KRANE com Vasco Risonho, mas também é sol de pouca dura, pois Vasco Risonho abandona a banda a meio de 2005, criando com outra malta, uma banda de Disco-Rock&HipHop.

A partir de Maio/Junho, João Zeca e Jaquinzinho começam a formar um projecto sólido com Akira Songoham e o seu cunhado, Carrapa, sendo a banda residente da Kibomba Klub e da Cervejaria "O Esplendor de Portugal", dando origem no Verão de 2006, que está a começar, aos POVOER'S, também conhecidos por CONAN'S. Fica assim criada a nova banda do Metal da Póvoa e Campolide, que conta com Akira Songoham (Guitarra/Didgiriduo), João Zeca (Baixo/Didgiriduo), Jaquinzinho (Viola/Voz) e Carrapa (Djambé/Digiriduo), participando também outros amigos.

12:29 :: ::
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Home

João :: link